Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Situação
  • Programas de Infraestrutura de Pesquisa
  • Colaboração - cidade de origem
  • Publicações científicas
  • Programas voltados a Temas Específicos
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
4 resultado(s)
1
Resumo

Este plano tem por objetivo principal descrever, de forma sucinta, a aplicação da parcela para custos de infraestrutura institucional para pesquisa, vinculada à linha de fomento "AUXÍLIO PESQUISA - RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL", que ocorrerá na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (UNESP - Câmpus de Ilha Solteira), referente ao ano base 2021, exercício 2022. Nesse contexto, são apresentadas uma introdução, com um descritivo geral da instituição; um detalhamento dos itens que serão adquiridos para melhoria da infraestrutura institucional para pesquisas, e, por fim, algumas considerações finais. (AU)

Resumo

O empreendedorismo verde pode promover mudanças estruturais necessárias para o desenvolvimento sustentável dos países, principalmente quando se torna intensivo em conhecimento, com maior capacidade de lançar produtos, processos e serviços inovadores. O objetivo deste projeto é investigar as configurações e dinâmicas contextuais e individuais do ecossistema verde intensivo em conhecimento em um país em desenvolvimento. De forma mais detalhada, pretende-se identificar os principais fatores dos ecossistemas que facilitam o surgimento do empreendedorismo verde intensivo em conhecimento, comparando as configurações mais adequadas entre o empreendedorismo verde e o não verde. Além disso, pretende-se analisar os antecedentes da criação de valor compartilhado para os dois tipos de empreendedores. Será utilizada uma metodologia do tipo qualitativa e quantitativa. Na primeira etapa da pesquisa, será realizado um estudo de caso nas empresas participantes do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (PIPE-FAPESP). As empresas participantes do PIPE são consideradas intensivas em conhecimento, e 25% delas também são caracterizadas como verdes. A coleta de dados será realizada em três frentes: a) entrevistas em profundidade com empreendedores, coordenadores e avaliadores do PIPE; b) coleta de dados das empresas e dos empreendedores em fontes da internet; c) participação em comitês PIPE de avaliação. Os dados serão analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Na segunda etapa da pesquisa, serão aplicados questionários fechados nos empreendedores do PIPE, para analisar os fatores que influenciam na criação de valor compartilhado nos dois grupos, bem como identificar eventuais diferenças. Os dados serão analisados por meio de modelagem de equações estruturais. Compreender as configurações e dinâmicas contextuais e individuais do ecossistema verde intensivo em conhecimento em um país em desenvolvimento permite promover esse tipo de empreendedorismo, que está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Os resultados podem contribuir para os processos de formulação de políticas que busquem conectar a promoção do empreendedorismo intensivo em conhecimento com transições ambientalmente sustentáveis dentro de ecossistemas empresariais. (AU)

Resumo

Esta proposta tem como objetivo estabelecer atividades de pesquisa em nível mundial impulsionando as fronteiras do conhecimento na discussão sobre inovação em sistemas, estratégias organizacionais e governança de políticas. O programa proposto visa criar uma unidade de pesquisa sustentável na área sob a coordenação do pesquisador-principal juntamente com co-pesquisadores, pesquisadores associados, alunos de pós-doutorado, alunos de doutorado e pesquisadores visitantes, os quais podem se utilizar da sua respectiva experiência e das redes de pesquisa globais, constituindo-se, assim, um grupo amplo e renomado de pesquisadores brasileiros e oriundos do exterior. O objetivo maior é situar o DPCT entre os dez centros de pesquisa líderes na área de inovação no mundo dentro dos cinco próximos anos. A proposta está estruturada em quatro Linhas de Pesquisa, as quais compõem o tema Inovação em Sistemas:0. Inovação em Sistemas;1. Avanços Tecnológicos e Convergência Tecnológica;2. Desenho, Implementação e Avaliação da Política de Pesquisa e Inovação; 3. Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo;4. Big Data para Avaliação de Processos de Inovação e Políticas de Pesquisa e Inovação.Diferentes resultados são esperados, principalmente em termos de qualificação de pessoal na área de inovação, produção de teses e dissertações, publicações de artigos científicos em periódicos internacionais e de livros publicados por editoras reconhecidas internacionalmente, bem como a obtenção de recursos adicionais visando alavancar os recursos providos pela FAPESP e pela UNICAMP. Os resultados esperados também incluem a formulação de metodologias analíticas e políticas através da intensa interação com outros centros de pesquisa considerados relevantes no mundo, assim como a parceria com outras instituições localizadas no estado de São Paulo e no Brasil como um todo. Os registros referentes ao nosso projeto SPEC anterior (http://www.ige.unicamp.br/spec/), o qual está no seu último ano, ressaltam as expectativas em relação aos significativos resultados projetados. (AU)

Gestão da incerteza em atividades de inovação

Processo:15/26662-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de abril de 2019 - 31 de março de 2025
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Mario Sergio Salerno
Beneficiário:
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:

Diogo Rosenthal Coutinho

Pesq. associados:

Ana Lucia Figueiredo Facin ; Demétrio Gaspari Cirne de Toledo ; Eduardo de Senzi Zancul ; Glauco Antonio Truzzi Arbix ; Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes ; Luciana Massaro Onusic ; Roberta de Castro Souza ; Sergio Luis da Silva ; Simone Vasconcelos Ribeiro Galina

Assunto(s):Gestão da inovaçãoPolíticas e cooperação em ciência, tecnologia e inovaçãoEmpreendedorismo
Resumo

A partir de quadro de referência comum sobre incertezas, o projeto articula quatro subprojetos: 1) gestão de incertezas em atividades de inovação mais substantiva / radical em empresas estabelecidas, com foco em questões de organização da inovação e da emergência de uma função inovação na empresa, gestão de portfólio de projetos de inovação radical, processos de inovação, e (in)compatibilidade entre incentivos aos gestores (de curto prazo) x ações de longo prazo típicas de inovação substantiva/radical; 2) ação empreendedora em startups com foco na gestão de incertezas no ecossistema de cocriação de valor de seu empreendimento, e heurísticas de decisão que moldam a ação empreendedora; 3) incertezas jurídico-institucionais em contratos de tecnologia (P&D), particularmente entre atores públicos e privados; 4) incertezas em políticas públicas de indução à inovação, de forma a auxiliar na reformulação ou elaboração de políticas públicas mais efetivas. Para tanto, lança mão tanto de metodologias qualitativas quanto quantitativas. Qualitativamente, os subprojetos 1 e 2 adotam metodologia de estudos de caso longitudinais, acompanhando a evolução das empresas e de suas decisões ao longo do tempo, e os projetos 3 e 4 adotam análise documental e entrevistas com atores. Quantitativamente, prevê-se surveys com entidades setoriais (Anpei, MEI) e processamentos de bases de dados oficiais (Pintec, PIA, PAS, RAIS, Secex e outras). O projeto articula ações com pesquisadores líderes mundiais em seus respectivos campos. (AU)

|
4 resultado(s)
1
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção